Tecnologia
30.09.2021
A INVASÃO DAS E-BIKES
>>> MR

As bicicletas elétricas, e-bikes, estão invadindo as ruas nos Estados Unidos. São o futuro, segundo o site Axios. Com elas, pode-se pedalar, ou não. Elas minoram a carga de gases na atmosfera e protegem do contágio da covid-19, perigosos em ônibus e metrô. E são uma diversão.
O máximo que elas correm é 40 km/hora. Por causa delas, novas rotas especiais nas ruas vão se abrindo. Em Paris e Amsterdã, as e-bikes são mais visíveis faz tempo. As bicicletas convencionais disponíveis pelo Citi Bike, Bird e Trek’s Bcycle, nos EUA, começaram a ser trocadas pelas elétricas.
Uma estatística constata que elas não causam ou sofrem mais acidentes que as sem bateria. Uma simples comparação revela a mudança já ocorrendo: as bicicletas comuns cresceram 65% nos doze meses encerrados em julho passado. Já as e-bikes chegaram a 240% no mesmo período.
Um serviço de subscrição de bicicleta elétrica garante que, se ela quebrar ou for roubada, a reposição será feita em 24 horas. A empresa Cowboy, da Bélgica, chegou na semana passada em Nova York. A e-bike dela, liberada pelo celular, tem um programa que mostra o caminho que foi percorrido, ou mapeia o destino — e o compartilhado em rede, com os amigos. (com dados do Axios)