Internacional
08.10.2021
EUA treina taiwan contra a China
>>> MR

Os Estados Unidos estão treinando militares em Taiwan, secretamente, há um ano, revela o Wall Street Journal desta sexta-feira. O treinamento pode ter sido vazado como advertência à China, que despachou, nos últimos dias, duas levas de 150 aviões de combate à fronteira da defesa aérea taiwanesa. O líder chinês Xi Jinping quer fazer de Taiwan outra Hong Kong, submetida à lei e soberania chinesa depois de silenciado o movimento por sua autonomia.
Se o avanço chinês a Hong Kong teve por reação ocidental apenas ofertas de asilo ou cidadania britânica aos que quisessem fugir, fora os protestos, com Taiwan, a 180 quilômetros da China, pode ser diferente. Estados Unidos, Reino Unido e Austrália firmaram um pacto recente que os leva a monitorar a região indo-pacífico, com submarinos nucleares frota armada.
Segundo Wall Street Journal, uma unidade de operações especiais, com 24 membros, e um contingente de Marines foram despachados para Taiwan, porque o Pentágono, em Washington, tinha dúvidas da capacidade tática taiwanesa para enfrentar a China.