Internacional
11.10.2021
Eleições tchecas na UTI
>>> MR

O presidente tcheco Milos Zeman, 77, foi levado para uma UTI, no domingo, porque se sentiu mal depois de um encontro com o primeiro-ministro Andrei Babis. O médico presidencial explicou que não poderia dar ainda nenhum prognóstico, e que Zeman teve que ser internado por sofrer complicações de uma doença para a qual está em tratamento.
Com a internação, o presidente Zeman não deverá decidir a quem vai encarregar de formar um novo governo, depois das eleições em que o partido ANO, do populista premiê Babis, perdeu a maioria para duas coligações de oposição.
O presidente Zeman tinha indicado que escolheria o líder do partido mais votado — não uma coligação. Nesse caso, o escolhido seria mesmo Babis, mas ele não terá condições de formar a maioria necessária. Pelas revelações do Pandora Papers, o premiê Babis tinha 22 milhões de dólares numa companhia offshore, dinheiro retirado para a compra de uma propriedade na riviera francesa em 2009, antes que entrasse para a política, em Praga.
O impasse político ficará sem solução até que Zeman receba alta, ou tome uma decisão ao sair da UTI para uma recuperação num quarto do hospital.
(foto Euronews)