Internacional
29.10.2021
EUA E FRANÇA: AMIGOS DE NOVO.
>>> MR

O presidente americano Joe Biden reconheceu que foi uma “trapalhada” oferecer submarinos nucleares à Austrália, depois que ela já tinha fechado com a França a compra de submarinos a diesel num total de 66 bilhões de dólares.
O reconhecimento do erro, diante da imprensa, em Roma, se seguiu ao primeiro encontro com o presidente francês Emmanuel Macron, na embaixada francesa do Vaticano. Biden disse que pensava que a França estivesse sendo informada das negociações com a Austrália, que incluíram o primeiro-ministro Boris Johnson, do Reino Unido. “Não foi algo feito com graciosidade”, ele acrescentou.
Para o presidente Macron, o prejuízo foi além do dinheiro perdido. O candidato ascendente de direita às eleições presidenciais francesas, daqui a seis meses, Éric Zemmour, usou o caso dos submarinos para mostrar que a França vive “na sombra” das grandes potências.
Ao sair do encontro com Biden, Macron declarou à imprensa que “esclarecemos juntos o que havia a esclarecer”. Os dois estarão amanhã na reunião do G-20 em Roma. (Foto G1)