Internacional

Bannon desafia intimação sob proteção de Trump

>>>

O presidente da comissão da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro, vai pôr em votação, na terça-feira que vem, a recomendação para que o estrategista eleitoral de Donald Trump, e amigo da família Bolsonaro, Stephen K. Bannon, responda, criminalmente, à acusação de que não atendeu a intimação para depor a uma comissão de inquérito, incorrendo em “desacato criminal”.
Bannon seguiu a diretiva dada pelo ex-presidente Trump, segundo a qual nenhum de seus principais assessores deveria depor ou colaborar, porque ele pediu à Justiça o direito ao “privilégio executivo” para que. nenhum documento de sua gestão seja liberado pela Casa Branca, mesmo se pedido pela comissão de inquérito investigando a invasão do Capitólio.
O que fez Trump o dia todo da contestação mais violenta das eleições que elegeram Joe Biden? Dedicou-se, por exemplo, a arrumar a Casa Branca para o novo hóspede? Ou tentou impedir o aval do Congresso aos números finais e oficiais da eleição que até hoje nega ter perdido? Quando começou a invasão pró-trumpista ao Capitólio, os votos finais estavam sendo apresentados ao vice-presidente Mike Pence, já considerado um traidor por não declarar inválida uma eleição suspeita de “fraude”, sem nenhuma prova.
O presidente Joe Biden negou “privilégio executivo” para Trump, que agora espera a palavra final da Justiça. Se o tal privilégio não lhe for concedido, e os papeis, liberados, é possível prever uma batalha legal entre a Comissão de Inquérito e os advogados de Trump por acesso a testemunhas cruciais e a documentos que esclareçam o que foi que precipitou a revolta, a violência.
“O Sr. Bannon se recusou a cooperar com a Comissão e, em vez disso, está se escondendo atrás de declarações insuficientes, abrangentes e vagas do ex-presidente sobre privilégios que ele pretende invocar”, disse o deputado Bennie Thompson, democrata, e presidente da comissão de inquérito. “Rejeitamos totalmente sua posição (a de Trump). A Comissão não tolerará o desafio a nossas intimações e, por isso, devemos avançar com o processo para encaminhar o Sr. Bannon por desacato criminal.” (ao Departamento de Justiça)

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.