Internacional

COREIAS: MÍSSEIS, SUBMARINOS E PAZ.

>>>

O fogueteiro da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disparou hoje o terceiro míssil deste mês, minutos antes que seu representante Kim Song discursasse na Assembleia Geral das Nações Unidas, em NYC. Os dois testes anteriores, em 11 e 12 de setembro, envolveram mísseis de longo alcance. O de hoje, sobre o qual ainda não há detalhes, pode ter tido por alvo chamar a atenção para o discurso na ONU.
O discurso conteve uma informação importante. Kim Song lamentou, do púlpito do mundo, que as duas Coreias estejam ainda divididas. A culpa é dos Estados Unidos. “As relações inter-coreanas nunca saíram da sombra da interferência e obstrução dos EUA”.
A irmã de Kim Jong-un, Kim Yo Jong, já dizia, na semana passada, que a Coreia do Norte gostaria de reparar as relações intercoreanas. Chegou mesmo a prometer reconstruir o escritório conjunto de ligação do Sul e Norte que foi destruído num acesso de fúria do irmão.
O ministro da Unificação sul-coreano considerou o discurso na ONU “construtivo” e “significativo”. O porta-voz do Departamento de Estado, em Washington, repetiu que “os Estados Unidos não tem nenhuma intenção hostil para com a Coreia do Norte. O que queremos é reduzir a ameaça para nós e nossos aliados na região”.
Para não ficar só no eventual diálogo de paz, a Coreia do Sul lançou hoje um novo submarino produzido pela Hyundai Heavy Industries, capaz de disparar mísseis balísticos, acomodar 50 tripulantes e passar três semanas no fundo do mar.

(Fotos: Kim Jong-un, atualmente magro, e sua irmã, Kim Yo Jong.)

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.