Artes
05.10.2021
DAVID DE MICHELANGELO TEVE QUE ESCONDER O PÊNIS PARA SER VISTO
>>> MR

Uma cópia impressa em 3D do David, de Michelangelo, está em exibição em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas com o pênis censurado, porque lá a nudez é proibida.
A escultura está exposta, paradoxalmente, na área da Itália da Dubai Expo, que pretende mostrar exemplos de inovação e cultura no mundo, com a participação de muitos países. O pênis de David ficou, primeiro, protegido por uma coluna. Mas não foi suficiente. Aí o colocaram numa câmara cilíndrica de vidro, e aí Michelangelo deixou de ser ofensivo à sensibilidade islâmica. Antes, porém, houve uma exibição para VIPs dos Emirados, com o pênis visível. O embaraço foi geral. Melhor mesmo seria tapá-lo.
O gêmeo de David nasceu em 40 horas de digitalização do original, na Galleria dell’Academia, feita pelo departamento de engenharia cívica e ambiental da Universidade de Florença com a divisão italiana da empresa sueca de tecnologia Hexagon AB. Parte do material usado foi obtido da reciclagem de garrafas recuperadas do lixo. Foram 160 horas de impressão. Os retoques finais, por Nicola Salvioli, em seu ateliê de borgo degli Albizi, usaram pó de mármore de Carrara, além de resina, que deram ao gêmeo a aparência de antigo do original. David, cópia perfeita da escultura perfeita, viajou em um berço para Dubai.