Internacional
28.09.2021
Livro revela bastidores do governo Trump
>>> MR

Quando se encontraram em Osaka, no Japão, há dois anos, o presidente Trump falou para o presidente Putin: “Okay, vou fazer de conta que estou sendo um pouco duro com você por alguns minutos. Mas isso é para as câmeras. Logo que elas forem retiradas, vamos conversar. Tudo bem?”
Está no novo livro já à venda, “I’ll Take Your Questions Now” (Eu Vou Ouvir Suas Questões Agora — frase que, em geral, abre as entrevistas na Casa Branca), de Stephanie Grisham, a mais importante e longeva secretária de Trump e da primeira-dama Melania Trump, que o serviço secreto chamava de “Rapunzel”.
São tantas revelações que aqui vou selecionar apenas algumas. Ficou famosa a jaqueta com a inscrição “I Really Don’t Care, Do U?” (“Eu Realmente não me Importo, e Você?”), comprada online na loja Zara, por 39 dólares, e usada numa visita a crianças imigrantes na fronteira do Texas com o México. Às críticas a fizeram reagir: “Mas é só uma jaqueta!”. De volta à Casa Branca, ela foi avisada que o presidente a queria ver no Salão Oval. E ele gritou: “Que (expletivo) você pensa que estava fazendo?” Trump tuitou depois que a jaqueta de Melania se referia à fakenews.
Consta também que Putin, no encontro com Trump em Osaka, levou uma intérprete muito bonita, para “distraí-lo”. E que também tossia muito, explorando o pânico de Trump por germes. Um momento, Grisham diz que a desonestidade, na Casa Branca, parecia se espalhar pelo sistema de ar-condicionado. A filha Ivanka era conhecida por “Princesa”. E com o marido, Kushner, tentavam fazer parte de todos os acontecimentos. Queriam estar com Trump na visita à rainha Eizabeth, como uma “família real americana”, mas não couberam no helicóptero. As infidelidades do marido irritavam. Melania, mas ela dizia que “o problema era dele”. E um dia pediu a Grisham que escolhesse a dedo um lindo militar para escoltá-la Capitólio adentro, numa noite de discurso do Estado da União. Foi de mãos dadas, que era, como justificou-se, para não escorregar.
Fotos: Grisham com Trump, Saul Loeb, AFP(Getty Images); Grisham com Melania (People).