Meio Ambiente
08.10.2021
Matando a saudade do bom jornalismo
>>> MR

Sempre gostei do olhar do Los Angeles Times para as notícias. Mas não é todos os dias que o jornal traz uma surpresa para os leitores, como a de hoje.
E o que foi que ele fez? Simples e genial: mergulhou no óleo derramado nas águas de Huntington Beach e trouxe à tona a beleza e a intensa vida ameaçadas no fundo do mar.
Exatamente onde foi fincada a plataforma petrolífera Elly é o ponto mais procurado por mergulhadores em todo o sul da Califórnia.
O vazamento ocorreu de um oleoduto submarino que parte dali.
“É o meu lugar favorito”, diz Paige Zhang, que estuda biologia marinha na UCLA, autor das fotos publicadas pelo Los Angeles Times.
O texto dos repórteres Deborah Netburn e Sean Greene parece uma tentativa de ser uma fotografia (e uma foto, todos sabemos, vale por mil palavras): “…mergulhe nove metros abaixo das ondas, e você entra em um psicodélico país das maravilhas ondulantes de vida marinha.
Mexilhões, anêmonas e estrelas frágeis cobrem as grossas colunas de aço da plataforma, leões marinhos brincam em suas vigas e milhares de dardos de peixe, nos seus suportes.
Nudibranchs neon (mini lesmas do mar) vagam entre outras vidas. Esponjas, vieiras e corais são parte da mistura”.
Ah, que saudade do bom jornalismo.