Tecnologia

No Japão, já se fala com o banheiro. e ele responde

>>>

Diante do banheiro em Shibuya, bairro popular de Tóquio, você diz: “Hi Toilet”. Abre-se então a porta do banheiro considerado o mais higiênico do mundo. Não é preciso tocar em nada. Basta falar, em inglês ou japonês. “Flush the toilet” (para dar a descarga), “Turn on the tap” (para abrir a torneira). Pode pedir até música. É como se você estivesse interagindo com a Siri ou Alexa, no celular. Com o tempo, outros idiomas, já embutidos no programa, serão ativados. Este banheiro foi criado por Kazoo Sato, o chefe de criação da agência de publicidade TBWA\Hakuhodo.
Os japoneses faziam acrobacias para não tocar em nada dentro de um banheiro público. Foi daí que surgiu a ideia do “mãos livres”, antes ainda da pandemia. O “Hi Toilet” vai substituir 17 antigos banheiros públicos em Shibuya. Outros banheiros que estão sendo implantados em outras áreas seguem o mesmo princípio, mas com formatos que podem variar. Em julho foram instalados cinco “toilet village”, em forma de cabanas, em Shoto Park. No começo de setembro, o artista gráfico Kashiwa Sato lançou o seu banheiro em forma de cubo. A revista Slate tem uma dúvida: o usuário do banheiro dirá “goodbye” ao sair? (Fotos cortesia da TBWA)
Observação: sua voz não foi reconhecida pelo banheiro? Tudo bem: sensores remotos entram em ação, detectam de onde vem a voz não entendida, e executam a ação pretendida.

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.