Meio Ambiente

PEIXES ALERTARAM PARA O VULCÃO

>>>

Os peixes começaram a sumir das águas de Todoque, em La Palma, quase um mês antes da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Foi um aviso, mas nem todos os pescadores artesanais o perceberam. Biólogos e oceanógrafos confirmam que os peixes detectam vibrações que prenunciam vulcões e terremotos. Os sinais se propagam rápido em um meio líquido.

Talvez a vida marinha se recomponha com o tempo. A lava deve estar matando os invertebrados e outros organismos sem mobilidade, que alimentam os peixes. As algas serão as primeiras a reaparecer. Mas peixes como mero poderão tardar até dez anos — e ele é um dos principais pescados comercializados em Todoque.

Outros animais também são um alerta precoce para terremotos e vulcões. Gatos, por exemplo. Na Sicília, quem mora na região do vulcão Etna, tem gato em casa, chamado de “detector sísmico”. As aves migratórias captam mudanças eletromagnéticas.

Um projeto russo-alemão investiga o fluxo migratório global, desde o espaço, para antecipar desastres naturais. Os tubarões mergulham em águas profundas, quando captam alterações de pressão a até 50 metros da superfície. Os cachorros ficam inquietos, nervosos, ladram e fogem, pouco antes de uma erupção ou terremoto.
(capas via kiosko.net)

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.